Pessoal, aqui está uma outra manifestação artística que eu gosto muito. Espero esclarecer!
Arquitetura de Gaudi
Essa manifestação artística (do francês - arte nova) foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts & crafts (do inglês artes e ofícios, foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista.) e que teve grande destaque durante a Belle époque (do francês - Bela época).
arquitetura de Victor Horta
Esse novo estilo fugia totalmente do tradicionalismo da época, e visava a originalidade da forma, desprezando qualquer preocupação ou idéia estética, baseando mais em formas sinuosas e curvilíneas.
Teve um marco muito importante na arquitetura, influenciando com seu estilo ousado na arte decorativa. Gaudi, arquiteto espanhol utilizou desse estilo.
Foi uma tendência arquitetônica inovadora do fim do século XIX; um estilo floreado, onde se destacam a linha curva e as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.
O movimento teve início na Inglaterra em 1880 com William Morris (1834 - 1896) eArthur Heygate Mackmurdo (1852 - 1942), artistas que atuavam na produção tipográfica e de têxteis. Nessa época acreditava-se que o século XIX demonstrava pouca ou nenhuma importância estética.
Dez anos mais tarde, o estilo tem sua estréia na Arquitetura, com Victor Horta (1861 - 1947) e seu projeto para a residência Tassel (1892 / 93) em Bruxelas; apresentando como características, além do uso de elementos orgânicos, as aberturas com formas irregulares, a exploração de elementos de textura e cor nos revestimentos, o uso de ferro fundido e vidro, o desenvolvimento de novos materiais e novas formas de expressão apropriadas.
O Art Nouveau pode ser interpretado como um movimento burguês de cunho revolucionário, na medida que afronta a máquina (Revolução Industrial) e sugere a renovação do contato com a natureza, pregando o uso da ferramenta de trabalho como prolongamento do corpo do artista (A arte contra a técnica). Esse movimento foi mais uma maneira do artista chamar a atenção das pessoas para a forma cotidiana fazendo estes prestar atenção em pequenos detalhes como o movimento das folhas sendo levadas pelo vento, ou a curvatura de um galho de árvore.
Obrigado!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário