segunda-feira, 16 de maio de 2011

ART NOUVEAU

Pessoal, aqui está uma outra manifestação artística que eu gosto muito. Espero esclarecer! 
















Arquitetura de Gaudi






      Essa manifestação artística (do francês - arte nova) foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento  arts & crafts (do inglês artes e ofícios, foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista.) e que teve grande destaque durante a Belle époque (do francês - Bela época).














arquitetura de Victor Horta 









      Esse novo estilo fugia totalmente do tradicionalismo da época, e visava a originalidade da forma, desprezando qualquer preocupação ou idéia estética, baseando mais em formas sinuosas e curvilíneas.
      Teve um marco muito importante na arquitetura, influenciando com seu estilo ousado na arte decorativa. Gaudi, arquiteto espanhol utilizou desse estilo.




Casa Batllo - Barcelona


Casa Batllo - Barcelona




      Foi uma tendência arquitetônica inovadora do fim do século XIX; um estilo floreado, onde se destacam a linha curva e as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.



















      O movimento teve início na Inglaterra em 1880 com William Morris (1834 - 1896) eArthur Heygate Mackmurdo (1852 - 1942), artistas que atuavam na produção tipográfica e de têxteis. Nessa época acreditava-se que o século XIX demonstrava pouca ou nenhuma importância estética.
      Dez anos mais tarde, o estilo tem sua estréia na Arquitetura, com Victor Horta (1861 - 1947) e seu projeto para a residência Tassel (1892 / 93) em Bruxelas; apresentando como características, além do uso de elementos orgânicos, as aberturas com formas irregulares, a exploração de elementos de textura e cor nos revestimentos, o uso de ferro fundido e vidro, o desenvolvimento de novos materiais e novas formas de expressão apropriadas.


















      O Art Nouveau pode ser interpretado como um movimento burguês de cunho revolucionário, na medida que afronta a máquina (Revolução Industrial) e sugere a renovação do contato com a natureza, pregando o uso da ferramenta de trabalho como prolongamento do corpo do artista (A arte contra a técnica). Esse movimento foi mais uma maneira do artista chamar a atenção das pessoas para a forma cotidiana fazendo estes prestar atenção em pequenos detalhes como o movimento das folhas sendo levadas pelo vento, ou a curvatura de um galho de árvore.













Obrigado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário