terça-feira, 17 de maio de 2011

Belle Époque







   
   A Belle Époque é normalmente compreendida como um momento na trajetória histórica francesa que teve seu início no final do século XIX, mais ou menos por volta de 1880, e se estendeu até a eclosão da Primeira guerra Mundial, em 1914. Mas, na verdade, não é possível demarcar tão rigorosamente seus limites, uma vez que ela é mais um estado espiritual do que algo mais preciso e concreto.
      







      No Brasil, por exemplo, este período tem início em 1889, com a Proclamação da República, e vai até 1922, quando explode o Movimento Modernista, com a realização da Semana da Arte Moderna na cidade de São Paulo. A Belle Époque brasileira  é, no entanto, instaurada lentamente no país, por meio de uma breve introdução que começa em meados de 1880, e depois ainda sobrevive até 1925, sendo aos poucos minada por novos movimentos culturais.








      Esta era é até hoje relembrada como uma época de florescimento total do belo, de transformações, avanços e paz entre o território francês, onde este movimento se centralizou, e os países europeus mais próximos. Surgem novas descobertas e tecnologias, e o cenário cultural fervilha com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema. A face artística é subvertida com o nascimento do Impressionismo  e da Art Nouveau. Em outras terras a arte e a arquitetura nascentes neste momento são conhecidas como obras de estilo ‘Belle Époque’.








      No Brasil a ligação com a França é profunda nesta fase da História. Entre os membros da elite brasileira, era inconcebível não ir a Paris ao menos uma vez por ano, para estar sempre a par das mais recentes inovações. Em meados do século XIX, cinco importantes mostras internacionais organizadas na cidade-luz indicaram as novas inclinações estéticas aos artistas de todo o mundo.






      Uma delas, a de 1855, revelou uma oposição entre os seguidores do neoclassicismo de Dominique Ingres e os do romantismo de Eugéne Delacroix. Este saiu vitorioso do embate, estendendo seu triunfo ao movimento cultural por ele representado. Nesta mesma exposição o artista Gustave Courbet, ao ver seus trabalhos rejeitados, montou próximo ao salão das obras expostas seu Pavilhão do Realismo. Em 1867 seus esforços são recompensados, pois neste ano ele e sua obra tornam-se o centro das atenções, com o êxito da escola realista.





      Ao mesmo tempo, este período testemunhou a escalada do socialismo organizado e dos militantes operários. Os confrontos criados por este novo cenário, somados às controvérsias políticas então vigentes, geraram um posicionamento dos franceses entre a esquerda e a direita. Mesmo com esta tensão no ar, o contexto desta época é lembrado como a era dourada, subitamente abalada pelo início da Primeira Guerra Mundial.




      Mudanças profundas marcam o cotidiano da Belle Époque, provocadas pelo aparecimento de novas tecnologias como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, entre outras invenções. Paris se torna o centro cultural mundial, com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards e a alta costura inspirando e influenciando várias regiões do Planeta.










segunda-feira, 16 de maio de 2011

ART NOUVEAU

Pessoal, aqui está uma outra manifestação artística que eu gosto muito. Espero esclarecer! 
















Arquitetura de Gaudi






      Essa manifestação artística (do francês - arte nova) foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento  arts & crafts (do inglês artes e ofícios, foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista.) e que teve grande destaque durante a Belle époque (do francês - Bela época).














arquitetura de Victor Horta 









      Esse novo estilo fugia totalmente do tradicionalismo da época, e visava a originalidade da forma, desprezando qualquer preocupação ou idéia estética, baseando mais em formas sinuosas e curvilíneas.
      Teve um marco muito importante na arquitetura, influenciando com seu estilo ousado na arte decorativa. Gaudi, arquiteto espanhol utilizou desse estilo.




Casa Batllo - Barcelona


Casa Batllo - Barcelona




      Foi uma tendência arquitetônica inovadora do fim do século XIX; um estilo floreado, onde se destacam a linha curva e as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.



















      O movimento teve início na Inglaterra em 1880 com William Morris (1834 - 1896) eArthur Heygate Mackmurdo (1852 - 1942), artistas que atuavam na produção tipográfica e de têxteis. Nessa época acreditava-se que o século XIX demonstrava pouca ou nenhuma importância estética.
      Dez anos mais tarde, o estilo tem sua estréia na Arquitetura, com Victor Horta (1861 - 1947) e seu projeto para a residência Tassel (1892 / 93) em Bruxelas; apresentando como características, além do uso de elementos orgânicos, as aberturas com formas irregulares, a exploração de elementos de textura e cor nos revestimentos, o uso de ferro fundido e vidro, o desenvolvimento de novos materiais e novas formas de expressão apropriadas.


















      O Art Nouveau pode ser interpretado como um movimento burguês de cunho revolucionário, na medida que afronta a máquina (Revolução Industrial) e sugere a renovação do contato com a natureza, pregando o uso da ferramenta de trabalho como prolongamento do corpo do artista (A arte contra a técnica). Esse movimento foi mais uma maneira do artista chamar a atenção das pessoas para a forma cotidiana fazendo estes prestar atenção em pequenos detalhes como o movimento das folhas sendo levadas pelo vento, ou a curvatura de um galho de árvore.













Obrigado!!!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Núcleo de Áudio Visual / Instituto 14 bis



Nas ultimas semanas, nós do curso de Áudio Visual, estamos filmando curtas, como um primeiro trabalho do curso, que se dividiu em grupos.
Temos o Adultério de Geraldo, O elevador, Transtorno e o Vídeoclipe, realizado pelo grupo que estou,
Esse é o clipe de uma musica escrita por outro integrante do grupo, Fábio Araújo. Estamos fazendo as filmagens e depois de conferir o material bruto, vamos para a edição.
o trabalho é muito divertido, o pessoal é muito bacana, mas tem muita correria para deixar cada detalhe perfeito.
O objetivo geral do Núcleo é formar profissionais na área do áudio visual, estamos cursando o primeiro módulo.






nosso primeiro apoio